Estou desenvolvendo conteúdos para a criação do ebook. Breve estarei disponibilizando para a compra. Abaixo está uma prévia do que tem por vir.
Cinco dicas como ensinar a criança a ler e escrever
Introdução
Hoje se percebe que enfrentar sala de aula é um grande desafio. Na era informatizada muitas vezes nos pega desprevenido jogando as coisas de qualquer jeito não importando de que forma será feito. Exemplo: o diário vai ser digitado presenças e faltas, conteúdos, avaliações e notas. Sabendo que o sistema muitas vezes não nos oferece suporte para tal proposta. Tudo é jogado de qualquer jeito. Pergunto: Isso vai mudar a realidade das escolas? Vai favorecer a educação? Ou simplesmente cumprir o que é proposto? Fica aí o meu desabafo.
Tem acontecido nas escolas não funcionar bem o ensino por conta de falta de comunicação entre gestão e professores. Professores por um lado, gestão por outro lado, pais achando que a escola é lugar de depósito de alunos aonde receber educação é responsabilidade da escola. Com isso tirando a responsabilidades deles e jogando para a escola. Detalhe o professor tem que ser pai, mãe, professor e psicólogo. Não fomos preparados para exercer essas funções que muitas vezes foge do nosso controle.
A educação que antes era prioridade ficou em segundo plano, digo isto por conta que os pais saem para trabalhar não se importando se o filho vai comer na hora certa, se vai para escola tomado banho, se tem roupa limpa ou passada. Diálogo nem pensar, só no grito os pais, na malcriação das crianças e assim vai. Será que tem solução para tudo isso? Podemos fazer algo para melhorar? Ou está tudo perdido?
Há professores que reclamam do sistema, dos alunos, da gestão, de pais e etc., mas não faz nada para mudar a situação. Não arreda o pé do lugar para mudar. Acredito que qualquer mudança depende da atitude de cada um, tem o ditado “a união faz a força”, se eu quero mudança porque não começar? Uma atitude pode transformar uma sociedade, se agir com agressividade terá um inimigo, se agir com ternura conquistará um amigo.
Meus pais sempre diziam “a vida é uma escola para quem não sabe vivê-la” e tenho isso como uma lição e ensino para o meu filho. Tenho medo de errar na educação dele, pois não existe uma fórmula, mas tento errar menos. Se prende a criança não se prepara para se defender sozinha, se solta à criança aprende na rua coisas erradas. Então o que fazer para acertar?
Você acredita que a educação tem solução? É culpa dos pais ou da sociedade? A responsabilidade da educação é da escola ou dos pais?
Várias pesquisas tem mostrado que a educação de hoje os alunos não têm valores. Será que a relação entre eles e a escola mudou? Mudou os valores?
Hoje não existe mais o respeito e o medo. Quando o aluno vai com a cara do professor respeita. A culpa é de quem? Dos pais? Da sociedade?
Como era a educação de antigamente? Existia respeito dos pais com os filhos? Seria possível resgatar o respeito como antigamente? Ou os tempos mudaram?