Como ensinar a criança a ler e escrever
Antigamente as crianças aprendiam através de silabário Ex: ba, be, bi, bo, bu. A criança não aprendia apenas decorava. Eu lembro como aprendi inclusive até da cartilha me lembro que foi Caminho Suave. Acredito que a maioria lembra desta cartilha que por sinal é muito famosa até hoje. Mas com o passar dos tempos foram feitos estudos e pesquisas de como alfabetizar a criança de maneira que a criança reflita todo o processo de alfabetização. Lembro na época morava em Minas Gerais quando aconteceu essa transição, foi muito difícil entender todo o processo e era novo, tudo que é novo assusta, apesar de tudo tentei de todas as formas aplicar o conhecimento, embora não dominava, procurei mescar com o meu conhecimento sem afetar o aprendizado dos alunos, até que fiz outro curso "Letra e vida" que me auxiliou muito a ensinar com autonomia. Quero passar todo o meu conhecimento e ajudar os pais a ensinar seu filho em casa. Garanto que com esse material os pais ficarão ricos de conhecimentos e terão chances de ajudar o seu filho a adquirir um conhecimento rico e precioso, e também é uma forma de estar ao lado dele dando atenção e ensinabndo ao mesmo tempo. É um método simples e fácil.
Dicas:
Como ensinar a criança a ler e escrever
A importancia da criança saber ler e escrever antes da idade escolar
É importante o auxílio dos pais na educação dos filhos. Quando meu filho completou seis anos não quiz colocá-lo para estudar em escola pública, porém deixei numa escola particular, mas somente para passar o tempo e brincar, sou professora alfabetizadora não queria deixá-lo ocioso e aproveitei os nomes dos coleguinhas que estudava com ele fiz uma lista de nomes e jogos didáticos para brincar e deu certo, quando ele entrou na idade escolar já conhecia o alfabeto, lia e escrevia palavras. Ontem dia 30/12 uma mãe de aluno colega de classe do meu filho estava comentando que o filho dela disse que o meu filho é o mais inteligente da sala e comentou:
- Também ele é filho de professora.
Hoje ele tem onze anos e está no 7o ano. Com certeza a minha ajuda contou muito no apredizado dele.
Acredito que a ajuda dos pais são importantes na educação dos filhos, mas é necessário participar ativamente da educação deles.
Vou compartilhar com vocês este método que deu certo, pois utilizei com meu filho. É gratificante poder fazer algo em benefício das pessoas. Gostaria que compartilhasse escrevendo comentário, pois preciso melhorar o meu site, só saberei se está bom ou ruim recebendo comentários, Obrigado.
Estratégias de ensino
Os primeiros passos para leitura e escrita
Memorizar o alfabeto
A primeira coisa a ser feito é apresentar o alfabeto com letra bastão e segundo lista de nomes dos coleguinhas de classe e escrever num cartaz com letras grandes deixar exposto num lugar específico e criar uma rotina semanal; horário e dias. É muito importante seguir uma rotina para criar hábito de leitura. Todos os dias planejados naquele horário específico se preparar para estudar, ensina a criança a ter compromisso e responsabilidade. Presencio em sala de aula alunos sem compromisso para com os deveres de casa. Com os pais presentes e atuantes ajudarão a criança a criar hábitos de estudos, Não é verdade?
Jogos didáticos para leitura
Uma estratégia que também utilizei foram jogos didáticos. Meu filho tinha um quebra cabeça de jogos, me veio a memória de utilizar o modelo do jogo para montar uma quebra cabeça de palavras com as iniciais do alfabeto, exemplo: peguei o modelo e montei com a letra A a palavra Anel; de uma lado a letra A e de outro lado o restante da palavra NEL e assim fiz com todo o alfabeto. A estratégia que utilizei foi a referência da palavra " anel" com a imagem, depois que reconhecia e dominava a leitura do alfabeto a criança já lia todo o alfabeto sem dificuldade. Fiz com meu filho esta atividade que deu muito certo.
Leitura de contos conhecidos
É importante um adulto oferecer uma leitura para a criança. Esse momento da leitura é imprescindível para a criança se apropriar de vocábulos novos enriquecendo seu vocabulário. A leitura lida corretamente acrescenta uma boa entonação e a criança aprende a respeitar a pontuação. Uma leitura com entonação e pontuação faz com que a criança reflita no momento de escrever. A maioria das crianças tem dificuldade na hora de usar pontuação. Meu filho está passando por esse momento. Pretendo elaborar algumas atividades com pontuação. Estou pensando breve gravar vídeos mostrando passo a passo todo o processo de ensino aprendizagem.
Conteúdo
Leitura e escrita de nomes próprios
Objetivos
- Relacionar à letra do alfabeto a primeira letra do nome.
- Ordenar os nomes em ordem alfabética.
- Identificar os nomes de meninos e meninas.
Proporcionar a leitura dos nomes para memorização.
Material necessário
Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos, etiquetas de cartolina, folhas de papel craft e letras móveis.
Desenvolvimento
Sondagem
Pedir aos alunos escrever o próprio nome para verificar se reconhece as letras. Usar de intervenção para fazer com que a criança reflita a escrita: ex: Qual é a primeira letra do seu nome? Na sala tem coleguinha que também começa com a mesma letra que o seu nome? Quantas letras tem seu nome?
1ª etapa
Usar o crachá para identificação dos nomes. Questionar os alunos para a leitura dos nomes. Reconhecer as letras do alfabeto. É importante usar esta estratégia no primeiro dia de aula. O crachá tem uma função muito importante para os alunos aprender a ler e escrever.
Cartões com a escrita do nome de cada um para exercitar a escrita e memorização. Priorize nesse momento a escrita com a letra bastão (mais fácil de compreensão e reprodução pelo aluno).
2ª etapa
Apresentar uma lista com os nomes dos alunos. Escrever o nome de todos os alunos com letra bastão. Pedir para localizar na lista o seu nome. O cartaz deverá ser escrito com letras grandes em local visível. Disponibilizar letras móveis para montar o nome.
3ª etapa
Dê uma lista com os nomes dos alunos para cada criança. Ditar o nome e pedir que encontre a escrita do nome e circule. Em seguida, pedir um aluno que escreva nome ditado na lousa. No coletivo fazer a correção. Para esta atividade montar duplas produtivas, ou seja; um aluno que sabe com o aluno que sabe um pouco menos que ele. É importante trabalhar em dupla, pois um ajuda o outro a refletir como se lê e escreve. Fazer a pergunta: Qual é a primeira letra do nome? Qual é a última letra do nome?
4ª etapa
Pedir as crianças para dizer o nome dos alunos ausentes e que façam circular esses nomes. Depois, pedir para separarem a lista em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos. É importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. A nomeação das letras do alfabeto é fundamental para ajudar o aluno a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral, as crianças chegam à escola sabendo o alfabeto, ainda não associando o nome da letra ao seu nome. Aproveitar esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra ao nome.
Avaliação
Observar o avanço das crianças em suas hipóteses de escrita, ampliar o repertório das relações que estabelecem ler e interpretar.